terça-feira, 26 de maio de 2009

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O LIVRO PIEERI LÉVY

COMO E PORQUE DIFERENTES TECNOLOGIAS INTELECTUAIS GERAM ESTILOS DE PENSAMENTOS DISTINTOS
As tecnologias de maneira geral ou seja as que estão restritas a informática (computador) ou que estão ligadas a memória (inteligência), saõ condicionadas a gerar modelos de pensamentos diferentes no que tange as questões intelectuais, por que não pode-se associar o termo tecnologia somente ao computador, pois desde os primórdios da humanidade já se fazia e usava-se tecnologia. Porém, na conteporaneidade muitos criam termos quando se falam em tecnologia, mas os elementos técnicos condicionam por exemplo as formas de pensamentos ou as temporalidades de uma sociedade.Destaca-se ainda as técnicas de comunicação e armazenamento dentro das intelectualidades humanas, entretanto nossa memória não se parece em nada com um equipamaento de armazenamento e recuperação fiel das informações. Contudo, não há apenas uma mas diversas memórias, funcionalmente distintas.

QUAIS SÃO AS REPRESENTAÇÕES QUE TÊM MAIS CHNCES DE SOBREVIVER NAS ECOLOGIAS COGNITIVAS ESSENCIALMENTE COMPOSTAS POR MEMÓRIAS HUMANAS?
Aquelas que atenderem aos seguintes critérios:
As representações serão ricamente interconectadas entre elas, o que excluí listas e todos os modos de apresentação em que a iformação se encontra dispostas de forma muito modular, muito recortada.
As conexões entre as representações envolverão sobretudo relações de causa e efeito. Assim as proposições farão referência a dominíos de conhecimento concreto e familiares para os membros das sociedades em questões, de forma que eles possam ligá-los a esquemas preestabelecidos. Sendo assim, estas representações deverão manter laços estreitos com "problemas da vida", envolvendo diretamente o sujeito e fortemente carregadas de emoção.
Relacionadas ao mito estas narram algumas das representações que parecem essenciais aos membros de uma sociedade. Dado ofuncionamento da memória humana, e na ausência de técnicas de fixação da informação como escrita, há poucas possibilidades que outro gêneros de organização das representações possam transmitir conhecimentos de forma duradoura.
Entretanto possuindo apenas os recursos de sua memória de longo prazo para reter e transmitir as representações que lhes parecem dignas de perdurar, os membros das sociedades orais exploram ao máximo o único instrumento de inscrição de que dispuham.
QUAL SERIA O TIPO DE TMPO SECRETADO PELA INFORMATIZAÇÃO
Antes da existência da escrita a oralidade era a única forma de perpetuar conhecimentos gerações após gerações através da linguagem. Atualmente com a propagação dos meios de comunicação e as tecnologias (informática) inseridas diretamente no contexto informacional possibilitou as questões de viabilização e veiculação da informação.
Sendo assim percebe-se que nos dias atuais ao contrário do tempo da oralidade, assegura-se que toda e qualquer informação, e/ou fatos estã relacionados e fixados a um suporte onde pode-se fazer uso ou conservá-los através da escrita, invenção que propôs funções e paradigmas a intelectualidde humana.
Desse modo aponta-se que, por analogia com o tempo circular da oralidade primária e o tempo linear das sociedades históricas pode-se falar de uma espécie de implosão cronológica, de um tempo pontual instaurados pelas redes de informática. Onde o devir da oralidade parecia ser imóvel, o da informática deixa crer que vai muito depressa, ainda que não queira saber de onde e vem para onde. Ele é a velocidade.
Contudo, a aceleração das modificaões técnicas, devidas sobretudo a informatização, acarreta uma variação uma modulação constante ou mudanças radicais dos conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário